sexta-feira, 4 de setembro de 2015

[Post Definitivo] NP-Exception - Sonhar ainda é de graça (EP)


Então.
Após 2 anos de desenvolvimento (2013-2015), disponibilizando música a música conforme iam ficando prontas, o primeiro EP do meu projeto solo lo-fi NP-Exception está completo.

Com este post buscarei descrever o que foi e como foi a experiência de produzir o EP "Sonhar ainda é de graça" e tudo mais o que o envolveu.


A experiência

O que eu posso de cara afirmar é que nada, nem ninguém, poderá tirar de mim todo o aprendizado que o desenvolvimento desse trabalho me proporcionou.
Todas as faixas foram gravadas em home studio, e esse contato direto com o processo de gravação, mixagem e masterização, me fizeram ainda mais próximo de uma das coisas que eu mais gosto na vida, que é música.
Outro fator que contribuiu para a experiência positiva do projeto, foi o fato de eu ser totalmente a favor da filosofia DIY ("Do It Yourself" ou "Faça você mesmo" em uma tradução livre), principalmente quando se trata de artes áudio visuais, pois a transparência entre o artista e a obra acaba ficando muito mais evidente.
Por fim, ver o seu próprio trabalho pronto (eu que ainda sofro de um mal de acabar deixando muitas coisas pela metade) trás uma satisfação pessoal sem tamanho.

As faixas

Pra começar, afirmo novamente o quanto sou apaixonado por música, e sempre que dá vontade, gosto de criar as minhas próprias. Dito isso, todas as musicas do EP são autorais, com influencias de todos os cantos, e especificamente pra esse EP, as letras tratam de temas simples (as vezes subjetivos), mas todas remetendo a um único sentimento à saber, esperança.
Continuando, afirmo que sou amador, por isso as musicas talvez estejam muito "diferentes" em termos de acústica e afins após cada masterização, não formando uma coleção tão "homogênea" sonoramente quanto é o "normal". Lembrando que o processo de aprendizado também foi evoluindo, afinal, o EP foi gravado num intervalo de 2 anos de forma independente.
E sim, há problemas de mixagem em muitas faixas que eu poderia hoje remixar e fazer diferente, porem como o projeto foi/é um processo principalmente de aprendizado, todas as faixas continuarão soando como no momento em que foram disponibilizadas, para preservar seus "estados de espirito".
Alguns comentários a cerca de cada musica:
  • O EP "Sonhar ainda é de graça" abre com a musica "O valor das coisas" e em seguida rola "O viajante do tempo" (que eu curto pra caramba). Ambas foram mixadas e masterizadas com a ajuda do Norton Fernandes Coelho, gravadas no home studio do mesmo. Este processo inicial foi por demais importante pra eu pegar os "macetes" principais de gravação e mixagem.
  • Na sequência rola "Eh", primeira musica do EP que produzo sozinho, da sua gravação à mixagem, e que conta com um videoclipe dirigido e filmado também pelo Norton.
  • Na faixa 4 contamos com a música "Cúmplice turim". Confesso que acho que exagerei no "reverb" na mixagem final haha, mas é uma das minhas preferidas quanto a letra (talvez num futuro role uma versão acústica ou mesmo remasterizada). Curiosidade: o "turim" no nome veio (e ficou) por que a gravação da faixa guia foi via celular, e no finalzinho da gravação recebi uma notificação no batepapo do Facebook e o som da mesma foi captado pelo microfone. Encaixou tão bem que eu não consegui mais tirar :D
  • Faixa 5, "Te namoraria fácil (euteamo)" também tem um lugarzinho guardado entre as preferidas, tanto pela letra meio diferente, como pelo solo de acompanhamento que humildemente digo que criei.
  • Eu decidi que uma das faixas do EP tinham que ser em inglês, e assim foi a faixa 6, "The list for today". O volume final da mixagem ficou um pouco abaixo das demais, mas paciência. :/
  •  Na penúltima faixa do EP temos "Onde está você". Uma música digamos bem dinâmica. Curti o resultado final, porem o áudio do vocal de fato ficou muito abaixo dos demais instrumentos, mas mais pelo fato de um problema com o microfone que eu tive, eu acho.
  • Finalizando, temos a faixa acústica que também dá nome ao EP, "Sonhar ainda é de graça", carregando a responsabilidade de dar o toque final ao mesmo e a ambiência de todas as demais faixas.

 

Videos

O EP "Sonhar ainda é de graça" contou com dois videoclipes.

O primeiro foi a da musica "O viajante do tempo" gravado e editado por mim mesmo, ao qual você pode conferir abaixo:



O segundo videoclipe é o da musica "Eh" e foi produzido, dirigido e gravado pelo Norton Fernandes Coelho, com a participação de Jean Husseim na bateria e Tai Moraes como figurante diva embelezando todo o video :). Contou ainda com a ajuda da Bruna Vieira dando uma força no playback durante a gravação, com a fotografa Vanessa Dalpiaz que registrou o momento, e com a bicicleta da minha mãe.





Crédito das fotos: Vanessa Dalpiaz

Confesso que foi uma das coisas mais incríveis da qual eu já vivenciei, pois pude ver amigos se mobilizando por algo que era pessoal, e eles foram lá e fizeram acontecer. Meu sincero obrigado, agradeço de coração à todos vocês!


Finalizando (mas nem tanto)

Então.
Esse foi o fim mas só que não. 
Esse foi na verdade o começo, pois a história continua e o aprendizado também. Além do NP-Exception, há outros projetos paralelamente rolando, como o The F.Ray e o novíssimo Tuggeh (em parceria com o Henrique da Silva). Não deixe de conferir. 
Não sei dizer quando novo material para o NP-Exception irão surgir, mas deixo abaixo os links das redes sociais onde vocês podem encontrar o EP "Sonhar ainda é de graça" para download grátis, bem como outras musicas lançadas através do projeto:


CHEERS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário